A toxina botulínica é quase sempre usada para suavizar aquelas rugas que ficam muito marcadas por causa da movimentação do rosto, como as da testa ou os famosos “pés de galinha”. Além disso, o procedimento é indicado para:
· Erguer os cantos da boca;
· Arquear as sobrancelhas;
· Suavizar as rugas localizadas no colo e no pescoço;
· Arrebitar a ponta do nariz;
· Disfarçar a gengiva aparente;
· Combater o excesso de suor (hiperidrose) nas axilas, nas mãos e nos pés.
A substância é aplicada nos músculos superficiais do rosto, paralisando-os. Assim, eles relaxam e impedem a formação de novas rugas. Não há uma idade certa para iniciar o tratamento, mas o importante é saber se a pessoa precisa dele. Mulheres jovens, que têm tendência genética ao aparecimento de rugas, podem fazer uso de maneira preventiva, a partir dos 25 ou 30 anos.
Entre as marcas de substâncias adotadas estão Botox® (Allergan), Xeomin® (Merz), Prosigne® (Cristália) e Botulift® (Bergamo). Aqui no consultório, adotamos o Dysport® (Ipsen), que costuma apresentar rápidos resultados e uma melhor duração no organismo.
Mas, atenção: o uso da toxina não é recomendado entre grávidas e lactantes. Da mesma forma, o Dysport® não deve ser administrado em quem tem alergia ao leite. Consulte seu dermatologista e tire suas dúvidas.