A drenagem linfática é uma massagem realizada por meio de movimentos lentos, suaves e superficiais com as mãos (ou com o uso de aparelhos). Ela não causa dor, incômodos ou hematomas e tem oobjetivo de estimular o sistema linfático (uma rede de vasos que movem os fluidos pelo nosso corpo) a trabalhar mais rápido. Seu foco é ajudar o organismo a eliminar líquidos e toxinas. Ela combate o inchaço, reduz hematomas, melhora a circulação, reduz as cicatrizes hipertróficas e queloidianas, a celulite e a gordura localizada, além de ser indicada no pós-operatório de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, pois diminui o inchaço, as aderências dos tecidos e evita a formação de fibroses.
O procedimento pode ser feito nas coxas, nos glúteos e na cintura, e também no rosto, agindo nas olheiras, nas bolsas que se formam sob os olhos, combatendo o aspecto envelhecido e cansado da face.
A drenagem não é indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.